Ofertas

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Primeiro Ipê Roxo é transplantado na Avenia Afonso Magalhães

imageNa na tarde de ontem(20), a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Serviços Públicos, transplantou o primeiro Ipê Roxo, de 12 que serão plantados na Avenida Afonso Magalhães.
De acordo com o paisagista, Ari Melo “o transplante é um processo delicado, que precisa de muita calma e cuidado para que a planta não sofra. Com muito trabalho, dedicação e amor à natureza, plantamos a primeira árvore e estamos muito felizes e orgulhosos por fazê-lo sem muito stress para o Ipê.”
Todo o procedimento seguiu todas as normas técnicas. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Euclides Ferraz, cerca de 30% das folhas cairão, por conta da adaptação da árvore.
“Essa planta vai passar por um processo de adaptação, é outro solo, outra temperatura, enfim. Agora vamos esperar esse período de adaptação passar e vê-la florir”, conclui emocionado o secretário.
19/02/2015
O cuidado da Prefeitura Municipal com o meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas podem ser vistos no projeto de arborização da Avenida Afonso Magalhães, a partir do transplante de Ipês Roxo adultas, que serão plantados nos novos canteiros da avenida. Na manhã de hoje (19), técnicos agrários prepararam as arvores para o transplante, que acontece amanhã (20).
De acordo com o Bonzinho Magalhães, produtor e consultor ambiental, e doador das árvores, o transplante é um processo delicado, “o êxito do transplante é algo certo, a equipe está tomando todos os cuidados necessários e respeitando todas as etapas”. Com o processo, cerca de 30% das folhas caem. “Nossa maior missão é minimizar o stress para a árvore, já que estamos retirando-a do seu local e transportando-a para um outro tipo de solo, outra temperatura, enfim. É uma “cirurgia”, e precisa de cuidados e, logicamente, de adaptação.”
O processo requer muito cuidado, pois Ipê possui uma raiz pivotante (profunda) e precisa ser retirada em toda sua extensão, para que a planta não morra. O local que vai receber essas plantas, também está sendo preparado, com um substrato (adubo orgânico), para que a adaptação da árvore seja mais rápida. “Escavamos ao redor e podamos as raízes que saem do torrão, sempre tomado o cuidado de regar bem. Depois reduzimos a copa, para a árvore não se desidratar. Só então a árvore vai para o local de transplante”, explica o Secretário de Agricultura, José Pereira.
DSC04920Segundo o secretário de Meio Ambiente, Euclides Ferraz, a revitalização da avenida Afonso Magalhães, bem como de toda cidade, é um compromisso do governo municipal. “A Secretaria de Meio Ambiente sabe da importância da arborização da cidade, em especial com plantas nativas do nosso bioma. É nessa perspectiva que contamos com o apoio da sociedade na preservação e conservação deste trabalho ambiental”.
Para o Prefeito Luciano Duque, o plantio de árvores nativas só fortalece a beleza do Sertão. “Somos conscientes da nossa responsabilidade com o meio ambiente e com a qualidade de vida da nossa população, e mais ainda, de preservar as plantas nativas. Com o transplante desses ipês, a cidade vai ficar bem mais florida, bonita e aconchegante. É um presente para toda a população que vai poder desfrutar de um ambiente bonito e agradável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário